Conheça a natureza e a beleza da Serra do Mar Paranaense com a companhia do seu Pet no Bove, primeiro vagão de trem Pet Friendly do Brasil.
O trem sai sempre as 15:00 horas de Morretes com destino a Curitiba, e as regras são as mesmas citadas no início deste post. O vagão Bove neste horário geralmente é mais vazio. A volta de trem vale muito a pena, principalmente em dias de Sol com céu limpo. A visão do pôr do Sol passando pela linha de trem é uma experiência única.
Valorize o Turismo da sua região!
Crédito da Foto: @dayanecandatten
Saindo de Curitiba
De Curitiba até Morretes, o horário de saída é sempre as 08:30 da manhã. O ingresso pode ser comprado pela internet (serraverdeexpress.com.br) e lá é possível consultar mais informações sobre o que é necessário para levar seu amigo canino no trem. Basicamente é a carteira de vacinação em dia e um atestado fornecido por um veterinário comprovando que o animal tem condições de viajar. É necessário estar presente com no mínimo 30 minutos antes do embarque para verificação dos papéis e para garantir um embarque tranquilo. Sem contar que terá tempo para adaptar seu cão antes da entrada no trem.
Momentos antes do embarque
Acomodações
O vagão Bove possui duas divisões separados por uma bela varanda, onde é possível apreciar as belas paisagens da serra. Ao escolher um lugar, procure os espaços em "L" que possuem a caminha entre os lugares de humano para comportar seu amigo.
Vista das acomodações
A varanda é um ótimo lugar para andar com seu pet e também para tirar fotos.
As janelas tem uma ótima visão de ambos os lados. Possuem também uma presilha para prender a guia do seu cão, caso necessário.
Vista da janela(pelo olhar do cão)
O piso é emborrachado dando mais segurança para o andar dos cães e o tecido das poltronas é bem resistente.
Depois de aproximadamente 4 horas de viagem, podemos aproveitar o passeio pela cidade. Vale lembrar que Morretes é uma cidade muito quente. Neste dias estava relativamente ameno para os padrões da região, cerca de 27º. Os moradores relatam que em dias de verão intenso é comum a temperatura chegar aos 40º. Portanto é necessário cuidar da hidratação do seu cão, sempre carregando água para ele, evitar longas distâncias neste horário mais quente, fazer uso de protetores solares caninos, uso de creme ou protetores para as patas que evitam queimaduras no chão com altas temperaturas. O centro histórico de Morretes é bem próximo da estação rodoviária, tomando os cuidados citados, o passeio tem tudo para ocorrer bem. Os táxis podem ser uma opção caso queria ir a algum lugar um pouco mais longe. Eles aceitarem levar o cão no carro sem problemas.
Restaurantes
Umas das atrações da cidade é a rica gastronomia, puxada principalmente pelo prato típico da região: o barreado. Durante a caminhada no centro, apareceram várias opções que permitiam a entrada com seu pet. A restrição é que fiquem sempre na guia ao lado de sua mesa. Infelizmente não foi encontrado nenhum restaurante com o conceito "Humano Friendly", onde os humanos é que são permitidos e os convidados principais são os pets. Mas como é uma cidade histórica voltada ao turismo, ainda pode ser um conceito novo para a cidade. Mas o importante é estar com seu cão e aproveitar as delícias da região.
Estadia
Muitas pessoas que vão de Curitiba a Morretes, ou que estão de passagem via pacotes turísticos, costumam apenas ir de trem e voltar de van ou ônibus. Ir e voltar de trem no mesmo dia pode ser cansativo e teria pouco tempo para aproveitar o passeio. Existem algumas opções de pousadas que permitem a hospedagem junto com os animais de estimação, caso você queria passar um tempo a mais na cidade. Uma delas é a Casas Di Monte Ecopousada que fica a cerca de 2km da Rodoviária, trajeto realizado de táxi. A pousada é um lugar muito bonito, com espaço enorme e com belas acomodações. No restaurante onde serve o almoço(que é cobrado a parte) é permitido ficar com o seu cão na parte externa com ele junto a mesa. Pontos negativos é que eles cobram uma taxa a mais por causa do pet e no refeitório onde serve o café da manhã(incluso na estadia) não é permitido entrar com seu amigo canino.
Entrada da Pousada
Amplo espaço, ao fundo o restaurante O Celeiro
Saindo de Morretes, retornando para Curitiba
Saindo de Morretes
Chegando em Curitiba
Agora é sua vez
Espero que estas informações tenham ajudado a mostrar um pouco mais sobre este passeio e que agora você e seu Pet sigam por estes trilhos a bordo do vagão Bove. Deixo aqui um breve registro do pôr do Sol registrado na volta. Boa viagem!
Pôr do Sol registrado na varanda do vagão Bove
Créditos: @dayanecandatten
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir