Pular para o conteúdo principal

Importância dos exercícios para os pets

     Todos sabemos que exercícios são fundamentais para nossa saúde e bem estar. Para nossos pets não é diferente.


Além de ser muito importante para o corpo, já que seu amigo canino irá trabalhar a musculatura, melhorar o funcionamento do intestino e trabalhar o sistema respiratório e cardiovascular, os exercícios ajudam muito no estado mental reduzindo o stress, estimulando memórias psicomotoras e deixando-o mais feliz através da liberação de endorfina.


Mas qual exercício é indicado para meu pet?



    A resposta para esta pergunta é: depende. Temos que avaliar itens importantes como o porte, espaço onde vive, idade e se existe mais de um cão na residência. A raça pode ser importante já que o temperamento pode ser detectado mais facilmente pelas características específicas, mas animais da mesma raça podem ter comportamento bem diferente em relação a aptidão para exercícios. Listarei as atividades com base nos itens citados:

Caminhada/Passeio



    Este é o melhor e mais fácil exercício para seu pet. Caso você more em um lugar com um grande terreno, talvez seu cão já se exercite neste espaço, fazendo com que 1 passeio ao dia já possa ser o suficiente. Se ele tiver pouca idade e muita disposição e energia, uma caminhada em forma de passeio de pelo menos 30 minutos já faz muito bem ao seu pet, fazendo com que ele cheire várias coisas, conheça lugares novos e até quem sabe socializar com os demais cachorros. Caso a residência tenha pouco terreno ou seja um apartamento, o ideal seria pelo menos 3 passeios por dia, cada passeio de 15 a 30 minutos. Não é uma regra, cada animal tem sua dinâmica, sendo que para alguns, mesmo em apartamento, um ou dois passeios são suficientes. Pense que a maioria dos cães gostam de ar fresco, de farejar tudo o que é possível, de explorar, sentir o sol. Quanto mais você puder proporcionar esses momentos para seu amigo canino, melhor, não é mesmo?

Corrida



    Muito parecido com a atividade anterior, porém este necessita de espaço. Se for o exemplo da residência com terreno grande, ótimo. Mas mesmo assim, alguns cães não correm sozinhos ou sem estímulo. Isso pode ser feito com brincadeiras de bolinha, corrida humano contra pet, ou com outros cachorros. Se sua casa/apartamento não tem espaço, uma alternativa é encontrar um parque que permita animais ou campo aberto. Este lugar deve ser protegido de trânsito e sem muita movimentação de pessoas. Existem lugares em que é possível levar os cães e soltá-los, assim eles socializam com os outros e podem correr livremente. Para isso seu cão deve ser sociável com humanos e outros animais. Se não for, ele deve passar por um treinamento de adestramento ou ajuda especializada para aprender a se socializar antes de poder ser solto em campo aberto.

Brincadeiras/Adestramento



    Como já foi citado, brincadeiras de bolinha e com outros cães são um belo exercício. Muitos cães gastam bastante energia com essas brincadeiras. Caça a petiscos e objetos para morder ajudam muito também. O adestramento começa com ensinar a sentar e dar a pata por exemplo, estes truques podem não parecer um adestramento, mas qualquer material ou curso que aborde este assunto começa com estes simples truques. Por mais que pareça que o seu cão não movimente tanto o corpo, ele trabalha muito com a mente para aprender os truques, e isto consome muita energia. Não é exagero comparar com nós humanos, quando estudamos algo que é novo ou nos parece difícil, depois de um tempo estamos esgotados. É porque assim como nossos pets, gastamos energia ao forçar a mente.

Interação com outros pets



    Quem conta com mais de um integrante de quatro patas na família, sabe que eles adoram brincar entre si e se exercitam muito entre eles através das brincadeiras caninas. Aqui seria um junção entre passeio e corrida, já que a ideia seria levar seu pet a um lugar em que ele socialize e tenha contato com outros. Com espaço e segurança, seria basicamente soltá-los e deixar eles se divertirem. Lógico que sempre com a supervisão dos humanos responsáveis para em caso de confusão, estar por perto para chamar seu amigo e distrai-lo de qualquer conflito. Cães que estão acostumados com outros dificilmente brigam, quando acontece, é mais algo que eles mesmo resolvem com uma rusga mais forte e cada um vai pro seu lado. Essa comunicação entre os pets é muito importante e saudável porque de certa forma, ajuda seu cão a compreender outros cães evitando assim que ele veja o seu semelhante como ameaça, mas sim que associe outro cachorro como um possível amigo.

Lembre-se, comece devagar

    Ninguém melhor que você para saber os limites do seu pet, portanto comece sempre devagar qualquer atividade com seu cão. Na caminhada e passeio comece com voltas curtas de uma quadra e vá aumentando sem pressa. Na corrida, evite dias muito quentes e tenha sempre um pote com água a disposição. Brincadeiras e adestramento podem ser feitos por mais tempo no início, com paciência e constância logo eles aprendem, tomando cuidado com objetos que possam se partir ou que eventualmente possam ser comidos. E a interação com outros pets deve ser feita respeitando a característica de cada animal, comece com amigos ou parentes que também tenham pets e marque uma socialização.

       Agora é só chamar seu amigo de quatro patas e partir pra ação! Bom exercício!          


Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Viaje de Trem com o seu Cão! Curitiba - Morretes

    Conheça a natureza e a beleza da Serra do Mar Paranaense com a companhia do seu Pet no Bove, primeiro vagão de trem Pet Friendly do Brasil. Crédito da Foto: @ dayanecandatten Saindo de Curitiba     De Curitiba até Morretes, o horário de saída é sempre as 08:30 da manhã. O ingresso pode ser comprado pela internet (serraverdeexpress.com.br) e lá é possível consultar mais informações sobre o que é necessário para levar seu amigo canino no trem. Basicamente é a carteira de vacinação em dia e um atestado fornecido por um veterinário comprovando que o animal tem condições de viajar. É necessário estar presente com no mínimo 30 minutos antes do embarque para verificação dos papéis e para garantir um embarque tranquilo. Sem contar que terá tempo para adaptar seu cão antes da entrada no trem.                                                        Momentos antes do embarque Acomodações     O vagão Bove possui duas divisões separados por uma bela varanda, onde é possível apreciar as belas pai

7 Benefícios de Adotar um Cão

      Existem muitos benefícios ao adotar um cachorro, tanto para o animal quanto para o ser humano. Em seguida listarei alguns deles para você que está pensando em tomar esta nobre decisão. 1 - Salvar uma vida     Ao adotar, você estará ajudando um ser que poderia ter um triste destino vivendo no abandono. Ao retirar um cão que esteja vivendo na rua, ele não correrá riscos de atropelamento, maus tratos, fome, brigas com outros cães e condições climáticas desfavoráveis. Caso adote de um abrigo, seu novo amigo terá a chance de ter uma nova família e permitir que o abrigo ajude outros animais para que possam ter o mesmo destino feliz que terá seu pet. 2 - Melhora a Saúde Física     O fato de passear com o cão, mesmo em distâncias curtas ou brincar com ele em um quintal ou dentro de sua casa, por mais que não pareça, mas faz uma grande diferença na sua saúde física. Você será forçado a se movimentar para aguentar o pique do seu amigo peludo se ele for mais novo e agitado, ou mesmo caminha