Como integrar seu novo Pet com os cães que já moram na sua casa? Veja agora algumas dicas de como tornar este processo mais fácil e suave para unir o novo integrante na sua família.
Apresentando os novos amigos
A apresentação ideal, seria em território neutro. Por mais que seu cão seja sociável, ele pode ter ciúmes caso o novo integrante chegue perto de seu pote de comida, água ou cama. Durante um passeio por exemplo, ou na rua, com a ajuda de um parente ou amigo, cada um ficaria com um cachorro e faria o contato como se estivesse cada um passeando separado e se encontrasse casualmente. Com este contato inicial feito e tudo ocorrendo sem maiores problemas, o cão novato pode ser conduzido para a nova casa.
Conduzindo o novo cão para a casa
Tendo feito o contato anterior, ou fazendo o contato diretamente já na casa, o procedimento é o mesmo. Tanto o cão de casa como o novo integrante, devem estar com as guias para segurá-los de forma mais fácil em caso de atrito. Caso o pote de ração esteja com algum resquício de alimento, deixo-o vazio e coloque outro pote água em algum outro lugar da casa. Alguns cachorros tem ciúmes dos potes de água também. Depois que eles já se cheiraram e agora o novo cão explora o ambiente, pode soltar as guias dos cães e observar. Se o seu cão atual é muito ativo, uma boa dica é fazer a apresentação após um passeio ou após uma brincadeira que garanta que ele tenha gastado uma boa quantidade de energia. Evite brincar muito com eles logo no início, espere eles se definirem como matilha e aos poucos vá retomando sua rotina de brincadeiras. Depois de alguns dias de adaptação, tente sempre passear e brincar com os dois juntos, pois quando um é separado para receber brincadeiras, o outro pode ficar com ciúmes.
Alimentação
Para muitas pessoas talvez esta seja uma parte mais difícil de adaptação. Mesmo seu pet sendo dócil e conviver com outro cães de forma pacífica, na hora de comer perto de outro cachorro ele pode acabar estranhando o novo amigo. O ideal é cada um ter seu pote de ração e quando chegar a hora da refeição, encher os potes e distribuir a uma certa distância para cada um. Se um deles terminar de comer e quiser ir para o pote do colega canino, você deve chamá-lo e distraí-lo evitando que ele se aproxime do outro neste momento. Muitos cães acabam não comendo tudo na hora e gostam de deixar um pouco para depois, neste caso se o outro cachorro é mais esfomeado, ele come rapidamente para tentar pegar as sobras do outro. Neste caso a separação na hora da comida pode ser uma saída, e caso fique algum resto, guarde o pote em algum lugar que eles não tenham acesso.
Cama, casinha
É muito importante também que o novo pet tenha uma casinha ou caminha exclusiva para sentir que agora ele faz parte daquele ambiente. Caso o cão antigo queira usar a cama do novo, tudo bem, provavelmente ele deixará a antiga para o recém chegado. Deixe mais um ou dois pontos mais improvisados com almofadas ou cobertores, e veja qual ele se vai preferir. Com o tempo você vai saber qual está sendo usada e pode remover as que não foram usadas.
Observações
Todas estas dicas foram baseadas em situações em que seu cão seja dócil e sociável com outro cães. Caso você tenha um cão muito agressivo e possessivo, teria que ter um trabalho com um adestrador ou um profissional da área. Em alguns casos infelizmente não é possível ter mais de um cachorro no recinto, por risco de integridade física dos animais. Por isso é muito importante fazer testes e ir ensinando seu cão antes de pensar em trazer mais um amigo para sua residência.
Por fim..
É sempre bom aumentar sua matilha, dar a chance a um novo amigo de 4 patas para que ele tenha um lar e uma família que o ame. Por isso é importante seguir estes procedimentos e fazer a adaptação de forma mais rápida e tranquila. Persista para que dê certo, peça ajuda, insista, pois um cão nunca desistiria de você.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir